Casa Covid: uma cabana experimental

As novas tecnologias aplicadas à construção continuam a surpreender-nos. Neste caso, referimo-nos à impressão 3D, que com a Emerging Objects serviu para

Notícias Casa Covid: uma cabana experimental impressa em 3D para estar isolado em tempos de pandemia
30 ABR 2021 Voltar
14096358832674j.jpg

As novas tecnologias aplicadas à construção continuam a surpreender-nos. Neste caso, referimo-nos à impressão 3D, que com a Emerging Objects serviu para desenvolver um projeto muito interessante e peculiar. A Casa Covid é uma cabana construída no Colorado, nos EUA, e foi impressa em 3D. Para construí-la, o escritório californiano combinou técnicas antigas com tecnologia moderna.

Esta cabana, instalada ao ar livre, nasceu em 2020 como resposta à necessidade de isolamento provocada pela crise da Covid-19 por um jovem casal.

A estrutura experimental no deserto do Vale de San Luis é composta por três volumes cilíndricos conectados que se destacam no ambiente envolvente. As paredes são feitas de areia, silte, argila e água, impressas com um SCARA (um braço robótico articulado) de três eixos, e secaram e endureceram ao sol.

A parte central abriga dois assentos e uma lareira. É usada para aquecer o ambiente e cozinhar alimentos. O primeiro anexo é um quarto coberto e contém uma plataforma de dormir feita de madeira de pinho. O segundo anexo é uma casa de banho que contém uma banheira de imersão rodeada por pedras negras do rio.

Um "teto" cor de rosa insuflável pode ser acionado se chover ou nevar, ou para manter o espaço quente quando estiver mais frio. Do lado de fora, este acrescento colorido faz com que a cabana serrilhada pareça um cato em flor. 

A criação da Emerging Objects não é dedicada à comercialização. É, antes de tudo, um processo de estudo e investigação. Todo o trabalho permite prever aplicações futuras sem impacto no meio ambiente. Por exemplo, abrigos temporários (férias, zonas de catástrofe) e até edifícios em outros planetas.

 

(Fonte Idealista news, tratado por ASMIP)

Partilhar